Clique nas imagens para ampliar
Com duas formas comerciais mais empregadas, o dióxido de titânio indústria alimentícia está disponibilizado nas formas Anatase e Rutilo, porém, como Rutilo a substância possui mais estabilidade. Sua principal característica é a coloração branca muito aproveitada pelos segmentos industriais.
Especificamente como dióxido de titânio indústria alimentícia, a substância é muito utilizada em produtos de confeitaria e também é empregada na fabricação de chocolates. Outras possibilidades de aplicação são em produtos de baixa ou nenhuma gordura, como cremes de café, molhos de saladas, queijos e insumos de panificação.
Como muitos ingredientes quimicamente desenvolvidos, o dióxido de titânio indústria alimentícia tem seu uso regulamentado legalmente, por isso somente 1% do peso dos alimentos pode ser correspondente ao insumo. Em valores significativos, não há mudanças no resultado final, pois o dióxido de titânio não possui odor e nem sabor.
A PRODUÇÃO DO DIÓXIDO DE TITÂNIO INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA
Existem dois meios de produção do dióxido de titânio indústria alimentícia, por cloração – via cloreto, ou por sulfonação – via sulfato.
- Dióxido de titânio indústria alimentícia por cloração: O rutilo mineral reage com cloro gasoso na presença de coque para formar tetracloreto de titânio líquido. É feita a destilação e então o resultado é oxidado ainda na forma de vapor, assim é produzido dióxido de titânio pigmentar.
- Dióxido de titânio indústria alimentícia por sulfonação: O titânio bruto reage com ácido sulfúrico resultando em sulfato de titanila. Este sulfato é hidrolisado para obter um óxido hidratado que é calcinado a 900°C para produzir o dióxido de titânio pigmentar.
Estes são os procedimentos simplificados que posteriormente passam por tratamentos de superfícies nos quais agregam propriedades para chegar à forma de dióxido de titânio indústria alimentícia. Por isso, as características técnicas devem ser consideradas para adquirir o insumo, pois a escolha pelo material adequado é fundamental para o alcance do resultado final esperado.
FORNECIMENTO DE DIÓXIDO DE TITÂNIO NO BRASIL
A Metallchemie atua no intermédio da negociação para importação e aquisição de insumos químicos para a indústria alimentícia, além de clientes da indústria farmacêutica e cosmética, de tintas, papéis e plásticos.
A empresa é uma das mais tradicionais no segmento, com mais de quatro décadas de atuação neste mercado, possui amplo know-how dos processos de importação de produtos químicos, auxiliando inclusive na homologação frente a órgãos como a ANVISA e em todo o processo de documentação.
Para saber mais sobre Dióxido de titânio indústria alimentícia
Ligue para +55 11 4324-1213 ou clique aqui e entre em contato por email.Gostou? compartilhe!